Radialista receberá adicional de função por cada atividade exercida em emissora

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou uma emissora de TV, em Santa Catarina, a pagar adicional de função por cada atividade exercida por um radialista.

Na ação, o profissional alegou que foi admitido na função de operador de câmera, mas acumulava o serviço de iluminador, motorista e editor. A empresa se defendeu dizendo que o trabalhador só realizava as atividades previstas em contrato.

Para o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, apesar de o empregado exercer várias atividades, só poderia receber o pagamento de uma gratificação. O radialista decidiu então recorrer ao TST.

O relator na Terceira Turma, ministro Maurício Godinho Delgado, aceitou o recurso e destacou que o profissional que acumule mais de duas funções dentro de um mesmo setor, tem direito aos adicionais de quantas forem as funções acumuladas. Além disso, o ministro citou a lei que regulamenta a profissão de radialista, que estabelece o pagamento de um adicional mínimo por função acumulada. Esse entendimento foi unânime na turma.

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Author picture

Atendimento rápido aqui.

Compartilhe:

Mais Posts

Acidente de trabalho: direitos e deveres do empregador e do trabalhador

Um acidente de trabalho acontece quando o colaborador sofre uma lesão, doença ocupacional ou, em casos extremos, falecimento durante a execução de suas atividades profissionais. Esses acidentes podem incluir quedas, lesões por esforço repetitivo, exposição a produtos químicos ou agentes perigosos e até situações de violência no ambiente de trabalho. Nessas ocorrências, tanto o trabalhador quanto o empregador têm direitos e deveres importantes, que visam proteger a saúde do colaborador e assegurar as responsabilidades da empresa.

Agende um bate papo pelo nosso whatsapp e saiba mais sobre os seus direitos.