É com tristeza que reproduzimos a notícia acima, afinal de um lado temos uma grande empresa preocupada com futuras ações judiciais.
Qualquer empresa seja ela grande ou pequena deve procurar sempre uma boa assessoria jurídica, a fim de evitar uma tomada de decisão que poderá o prejudicar no futuro.
Pensando no item mais básico de uma relação de trabalho, até mesmo o “contrato de trabalho” deve ser elaborado e revisado por um jurídico especializado, o qual analisará o ramo de atividade da empresa, as funções que serão exercidas, e procurar resguardar esta relação dentro de todas as leis vigentes e aplicáveis aquele contrato, fato este que muito provavelmente não ocorreu na empresa em questão.
Do mesmo modo, a comunicação interpessoal, a tomada de decisão interna, documentos, entre outros, também devem ser analisados e orientados a fim de evitar situações como a mencionada.
Já olhando para os empregados desta empresa, quantos deles não foram prejudicados e tiveram seus direitos sonegados pelas ilegalidades praticadas? A grande maioria destes sequer detém conhecimento de algo lhes foi retirado, sendo necessária uma verdadeira análise-investigativa (e diga-se: especializada) para identificar as ilicitudes cometidas por seu empregador.
Por isso é tão importante buscar um jurídico qualificado e experiente, para que “detalhes” não passem despercebidos, para que todas as ações sejam baseadas em leis, e que se busque sempre a “justiça”, seja pelo empregado ou pelo empregador, afinal, quando tratamos de ”direitos” e “dinheiro” nenhuma das partes deseja “perder”.
Texto Dra. Lidiane A. Andrade