Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades.
O assédio moral é toda conduta abusiva, manifestando-se por comportamentos, atos, palavras, gestos ou escritos que possam causar danos à personalidade, dignidade ou a integridade física ou psíquica do trabalhador, colocando em risco o emprego e o meio ambiente do trabalho.
O assédio moral visa a desestabilizar o emocional do trabalhador e se dá por meio de ações diretas como: insultos, gritos, humilhações em público, ou por meio de ações indiretas, como: fofocas, propagação de boatos, exclusão social.
A exposição do trabalhador de forma repetitiva ao assédio moral interfere na vida profissional, podendo gerar danos físicos e psíquicos que podem evoluir para incapacidade de trabalhar, desemprego e até morte.
No ambiente de trabalho o assédio moral pode ser:
- Interpessoal – acontece de forma direta e pessoal com intuito de eliminar o profissional na relação com a equipe;
– Institucional – ocorre quando a própria empresa incentiva e tolera os atos de assédio, ou seja, utiliza de estratégias desumanas para aumentar a produtividade, criando uma cultura de humilhações;
– Vertical – ocorre entre os chefes e os subordinados;
– Horizontal – ocorre entre os profissionais do mesmo nível hierárquico;
As causas do assédio moral no trabalho decorrem fatores econômicos, culturais e emocionais, sendo as principais delas: abuso de poder de direção, busca incessante cumprimento de metas, competição entre os profissionais, cultura autoritária, falta de preparo dos gestores para liderar e gerenciar as pessoas.
As consequências do assédio moral para o trabalhador são na ordem física, psíquica, profissional e social, já para a empresa, redução da produtividade, rotatividade de profissionais, aumento de erros, adoecimento de profissionais, faltas, processos trabalhistas pleiteando indenização, visão negativa da empresa no mercado.
A prevenção do assédio moral nas organizações se dá com a informação e implantação de medidas para evitar e até mesmo eliminar condutas inaceitáveis dentro do ambiente de trabalho, como exemplo: a elaboração do código de ética, palestra sobre o tema, treinamento dos gestores e colaboradores quanto às condutas aceitáveis dentro do ambiente laboral, implantação de canal para recebimento de denúncia, apoio psicológico dos colaboradores;
Em vista do exposto, a busca pela prevenção do assédio moral no trabalho é o melhor caminho a ser tomado pelas organizações, a fim de preservar um meio ambiente laboral saudável aos colaboradores.