A Segurança trazida pela assessoria jurídico – Preventiva Trabalhista

O dia a dia de qualquer empresa, independente do ramo de atuação e nicho de mercado explorado, envolve uma infinidade de situações que englobam não só riscos do próprio empreendimento como negócio, mas, também, riscos humanos, envolvendo os colaboradores que lhe prestam serviços, seja na condição de empregados, seja como prestadores de serviço.

Acidentes de trabalho; adequação à legislação vigente; observância das normas coletivas aplicáveis à categoria; implementação das novidades ciclicamente implementadas pelos órgãos públicos, tudo isto e muito mais deve estar na mira da empresa, para que se evitem passivos trabalhistas pesadíssimos, que podem, literalmente, fulminar a própria continuidade da empresa.

Contudo, naturalmente o empresário não pode, nem deve focar seu tempo e esforços em controlar todas estas situações que permeiam sua rotina, sob pena de não fomentar seu negócio e fadar a atividade empresária ao insucesso. É aí que entra o papel do advogado trabalhista empresarial.

A atuação deste profissional reside na manutenção e lapidação da regularidade da pessoa jurídica a todas as normas e nuances trabalhistas, tributárias e previdenciárias, tanto na relação direta entre funcionário-empresa, como empresa-Estado, resguardando; prevenindo e mitigando a empresa de riscos e litígios laborais na seara Judiciária.

Naturalmente que o advogado preventivo trabalhista atua, também, de forma contenciosa, quando, mesmo adotando todas as medidas preventivas, a empresa chega a ser demandada perante a Justiça do Trabalho, ou em fiscalizações dos órgãos públicos, como o Ministério do Trabalho e Emprego; Sindicatos Classistas, etc., atuando, em tais ocasiões, perante todas as instâncias do Poder Judiciário no intuito de afastar abusos de funcionários, ou autuações desmedidas/indevidas, impostas pelas autoridades fiscalizatórias.

Em suma, o empresário/empresa que entende a necessidade de se precaver, ao invés de digladiar contra as inevitáveis controvérsias oriundas das relações de trabalho, sem dúvida alguma se destaca no âmbito corporativo, e maximiza as chances de manter seu empreendimento saudável e em contínuo crescimento.

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Author picture

Atendimento rápido aqui.

Compartilhe:

Mais Posts

Acidente de trabalho: direitos e deveres do empregador e do trabalhador

Um acidente de trabalho acontece quando o colaborador sofre uma lesão, doença ocupacional ou, em casos extremos, falecimento durante a execução de suas atividades profissionais. Esses acidentes podem incluir quedas, lesões por esforço repetitivo, exposição a produtos químicos ou agentes perigosos e até situações de violência no ambiente de trabalho. Nessas ocorrências, tanto o trabalhador quanto o empregador têm direitos e deveres importantes, que visam proteger a saúde do colaborador e assegurar as responsabilidades da empresa.

Agende um bate papo pelo nosso whatsapp e saiba mais sobre os seus direitos.