A importância do posicionamento de marca em tempos de crise

A palavra Crise possui amplos significados na língua portuguesa, empregada em contextos diferentes, assume contornos ainda mais subjetivos. Para um médico, a crise é um obstáculo a ser superado, para um economista, uma variável das economias e para os empresários, muitas vezes é sinônimo de medo. Dependendo do ponto de vista, a crise pode ser uma excelente oportunidade para sua empresa.

A única certeza que podemos ter é que as crises acontecerão. A grande diferença está na forma com a qual lidamos com ela, não sabemos ao certo quando, nem como ela virá. Os motivos podem ser vários, como recessão, inflação ou mesmo mudanças no mercado. Mas seja qual for a causa, a maioria das organizações acaba sofrendo com elas.

Na última crise anunciada, a pandemia de COVID-19 veio atrelada a um marasmo econômico que já dura quatro anos. Assim, podemos afirmar que, durante a crise, quem tem uma marca forte sofre menos e se recupera mais rápido. É a hora do empresário se posicionar no mercado, fortalecendo sua marca. Enquanto uns sofrem com as paralisações, outros veem nelas uma oportunidade de se achegarem ao mercado no momento de crise, criando identificação e empatia com seu mercado consumidor. 

Além disso, é no cenário de instabilidade que o seu consumidor escolhe com maior critério. Para ajudá-lo nesta empreitada, elaboramos uma lista com cinco dicas essenciais para quem quer superar as crises.

  1. POSICIONAMENTO DE MARCA = FIDELIZAÇÃO

O posicionamento é o conjunto de ações estratégicas que uma empresa pode tomar para sua marca a fim de construir um relacionamento relevante com os seus consumidores. 

São ações que ajudam a definir a experiência e as percepções que os clientes terão do seu negócio e como ele se destaca em relação à concorrência. Afinal, as marcas, assim como as pessoas, são reconhecidas pelo o que fazem, não só pelo que falam. Isso cria empatia com o consumidor que passa a enxergar a sua empresa como um caminho seguro na qual se identifica para ultrapassar o período de crise.

Em momentos de incertezas os consumidores ficam mais exigentes e preferem consumir marcas que já conhecem e nas quais confiam. Isso significa que ele estará mais atento e cuidadoso na hora da escolha. Sendo assim, na hora da decisão de compra, marcas que constroem relações sólidas continuam a ser preferidas e escolhidas.   

  1. CONSTRUIR VALOR SUSTENTÁVEL = EMPATIA

Os números de uma empresa e o engajamento de uma marca é o resultado do seu posicionamento somado à experiência do seu cliente. Por isso, essas duas etapas precisam estar bem alinhadas com a sua estratégia em meio a crises. 

Essa união, quando bem trabalhada, gera relevância para o cliente e aumenta a performance do negócio. Em meio a uma crise na saúde coletiva, como sua marca pode superar o isolamento social? É neste ponto em que o empresário deve definir os objetivos e necessidades da sua empresa e, principalmente, quais são as expectativas e motivações do seu cliente no contexto social. 

Desta forma, é possível criar cada vez mais valor para o cliente e gerir a marca de maneira sustentável. Por esse motivo o trabalho de branding é importante, pois ele ajudará a identificar as reais motivações do consumidor, a consolidar o posicionamento e a expressá-lo da forma correta.

Por isso, pense em como sua marca pode contribuir com a sociedade e com a vida de seus clientes, facilitando-os em meio a crise do COVID-19. 

  1. FACILITAR O ATENDIMENTO = SATISFAÇÃO

Nós só podemos considerar um posicionamento de marca forte quando o empresário realmente conhece seu cliente ou consumidor. E para chegar a um diagnóstico preciso, o trabalho de posicionamento de marca, por meio do branding, precisa fazer uma análise profunda e minuciosa, possibilitando ao seu negócio entender as motivações, critérios de escolha, tendências de consumo e o perfil de comportamento do seu público.

O que o seu cliente deseja em meio a CRISE de COVID-19? Faça-o entender que ele precisa da sua empresa, sem a qual, ele não estará seguro, protegido, amparado. 

Em tempos de crise é ainda mais importante descobrir do que o seu consumidor não abre mão – mesmo quando ele precisa economizar. Quem entende bem o cliente é capaz de prever alguns dos seus comportamentos de compras diante de qualquer cenário. Somente uma marca com posicionamento bem definido cria laços fortes, capazes de entregar o que o consumidor quer e da maneira que ele precisa. 

A satisfação nasce quando o empresário entende a necessidade em meio a crise do seu consumidor, mostrando que ele é capaz de supri-la. 

  1. MANTENHA A EQUIPA ALINHADA, MOTIVADA E PROTEGIDA

A marca também precisa ser fortalecida internamente. Isso significa que o branding deve estar alinhado com um bom trabalho de gestão de pessoas. É importante treinar e engajar sua equipe, trabalhando para que todos compartilhem do mesmo propósito e da mesma proposta de valor. Uma empresa é muito mais forte se todos caminham na mesma direção.

Não deixe de se posicionar como líder de sua empresa, mostrando segurança aos seus funcionários. Todo consumidor deseja se sentir seguro e não criar laços com empresas que se mostrem indiferentes aos seus.

Empatia é a palavra do momento. Num contexto de isolamento social no qual todos procuram se proteger em suas respectivas residências, como sua empresa tem se posicionado e divulgado as medidas de proteção de seus funcionários?

  1. ESTEJA PREPARADO PARA A DEMANDA

Quando seu negócio e sua marca realizarem um posicionamento realmente forte, sua empresa sobrevive à crise e ainda poderá vender mais.

Jamais se esqueça que as pessoas não deixam de consumir. Em meio a Pandemia de COVID-19, os consumos tendem a focar-se nos essenciais. O que muda é o processo de decisão de compra. Em momentos de instabilidade até mesmo consumidores que costumam arriscar na hora da compra acabam escolhendo as marcas que dão mais garantia e segurança. 

Importa dizer que, com uma marca bem posicionada, seu negócio é capaz de conquistar novos clientes e fazer vendas que não estavam previstas.

Com crise ou sem crise investir no posicionamento da sua marca é uma forma inteligente de fortalecer o seu negócio. Não espere. Empresas bem preparadas antecipam riscos e se antevêem qualquer obstáculo.

Author picture

Atendimento rápido aqui.

Compartilhe:

Mais Posts

Auxílio-Acidente para atletas

Muito se engana quem pensa que o mundo do esporte fica preso aos salários astronômicos das grandes estrelas. Em verdade, a grande maioria dos atletas (independentemente da modalidade) se mantém com quantias mínimas mensais de recebimentos. Por outro lado, o que é comum a todo atleta é o risco de uma lesão. Diante dessas circunstâncias, o auxílio-acidente funciona como uma importante medida de proteção social para atletas profissionais.

Acidente de trabalho com fatalidade: direitos e amparo legal

O acidente de trabalho tem previsão na Constituição Federal (CF/1988) no capítulo próprio da Previdência Social, no art. 201, I, § 10 com redação dada pela Emenda Constitucional (EC) nº 103/2019 e nos arts. 19 a 23 da Lei nº8.213/1991 (Lei de Benefícios ou Planos de Benefícios da Previdência Social -PBPS). Ainda nos arts. 336 a 346 do Regulamento da Previdência Social (RPS).

A Periculosidade na Legislação Brasileira e a Exclusão dos Jornalistas do Rol Taxativo

A periculosidade, conforme definida na legislação trabalhista brasileira, é um adicional concedido a trabalhadores que se expõem a riscos significativos à saúde ou à vida durante a execução de suas funções. Este conceito está estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especificamente nos artigos 193 a 197, e regulamentado por normas regulamentadoras que especificam as condições e atividades consideradas perigosas. Contudo, um desafio persistente é a natureza taxativa dessas regulamentações, que especificam quais profissões e circunstâncias são elegíveis para o adicional de periculosidade, deixando algumas profissões, como a dos jornalistas, em uma zona de indefinição legal, apesar dos riscos evidentes que enfrentam.

Agende um bate papo pelo nosso whatsapp e saiba mais sobre os seus direitos.