CNH tem prazo prorrogado para renovação

O Conselho Nacional De Trânsito (CONTRAN) editou uma Portaria prorrogando por tempo indeterminado o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida já havia sido tomada em março de 2020, em razão da paralisação das atividades dos órgãos e entidades públicas em âmbito nacional, em detrimento da pandemia gerada pela COVID-19. Desta vez, a Portaria trata especificamente dos prazos no Estado de São Paulo, aplicando-se aos condutores cujas habilitações estão registradas no DETRAN de São Paulo.

Assim, fica prorrogado por tempo indeterminado o prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC), vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação desta Portaria. Além disso, no caso de fiscalização de trânsito, o condutor que estiver com a CNH ou a ACC vencida, conforme data mencionada anteriormente, não poderá ser autuado (multado) nos termos do artigo 162, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (dirigir com CNH vencida há mais de trinta dias), em todo o território nacional.

A Portaria também estabeleceu que as informações contidas nos documentos de habilitação, bem como aquelas referentes a cursos de especialização que não estão transcritas na CNH, permanecem válidas enquanto perdurar a prorrogação do prazo. 

A medida restritiva visa a diminuição de aglomerações, ao passo que o condutor habilitado no Estado de São Paulo pode cumprir o isolamento social, sem se preocupar com as penalidades administrativas previstas na legislação de trânsito, caso necessite utilizar seu veículo para alguma emergência ou para o trabalho.

Author picture

Atendimento rápido aqui.

Compartilhe:

Mais Posts

Auxílio-Acidente para atletas

Muito se engana quem pensa que o mundo do esporte fica preso aos salários astronômicos das grandes estrelas. Em verdade, a grande maioria dos atletas (independentemente da modalidade) se mantém com quantias mínimas mensais de recebimentos. Por outro lado, o que é comum a todo atleta é o risco de uma lesão. Diante dessas circunstâncias, o auxílio-acidente funciona como uma importante medida de proteção social para atletas profissionais.

Acidente de trabalho com fatalidade: direitos e amparo legal

O acidente de trabalho tem previsão na Constituição Federal (CF/1988) no capítulo próprio da Previdência Social, no art. 201, I, § 10 com redação dada pela Emenda Constitucional (EC) nº 103/2019 e nos arts. 19 a 23 da Lei nº8.213/1991 (Lei de Benefícios ou Planos de Benefícios da Previdência Social -PBPS). Ainda nos arts. 336 a 346 do Regulamento da Previdência Social (RPS).

A Periculosidade na Legislação Brasileira e a Exclusão dos Jornalistas do Rol Taxativo

A periculosidade, conforme definida na legislação trabalhista brasileira, é um adicional concedido a trabalhadores que se expõem a riscos significativos à saúde ou à vida durante a execução de suas funções. Este conceito está estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), especificamente nos artigos 193 a 197, e regulamentado por normas regulamentadoras que especificam as condições e atividades consideradas perigosas. Contudo, um desafio persistente é a natureza taxativa dessas regulamentações, que especificam quais profissões e circunstâncias são elegíveis para o adicional de periculosidade, deixando algumas profissões, como a dos jornalistas, em uma zona de indefinição legal, apesar dos riscos evidentes que enfrentam.

Agende um bate papo pelo nosso whatsapp e saiba mais sobre os seus direitos.